Por estes caminhos fora

As nossas diversas viagens estão aqui foto-comentadas para mais tarde recordar e, para quem passa por aqui, ser um ponto de referênsia e partilha de experiências.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

23:30 - Palencia

Outra cidade representada nas maquetes em Tordesilhas :) se não tivéssemos visto o Cristo de Otelo, não tínhamos parado porque já era tarde e queríamos ir para Burgos.

Não sei se conseguimos mostrar nas fotografias a sua enormidade (20m o Cristo + 850m o monte). Tivemos receio de sair do carro, visto que era tarde e encontravamo-nos num local deserto, a meia luz.

Cristo del Otero

Rua bonita :)

domingo, 11 de maio de 2008

21:30 - Valladolid - Jantar

Não encontramos pelo caminho nada de especial para comer, então, resolvemos ir ao fast food :P

Comemos Kebab de cordeiro com o tempero mesmo bom (o normal da comida israelita).

De barriga cheia voltamos para o carro onde tivemos uma surpresa desagradável :( tínhamos um papelinho nada simpático no pára-brisas... 45€ de multa por não termos pago o parquímetro... não reparámos que era local de parquímetro... Que bela despedida de Valladolid :S

valores:
9,5€ - menu Kebab + kebab

Tinha de ser um anúncio destes para o sorriso voltar hehehe

Nota: Não chegamos a pagar a multa... Não demos com o sítio e já devia estar fechado...

17h - Valladolid

Em Tordesilhas deram-nos 9 mapas, cada um de uma província de "Castilla Y León". Parámos num café com decoração jovem. Aparentava ser um bar nocturno. De mapa na mão, começamos a destinar um percurso pedestre. Ficámos espantados com a quantidade exorbitante de Igrejas e Monumentos a ver (talvez por ser uma das maiores cidades de Espanha hehehe).

Começámos pela Iglesia de Santa María de la Antigua (a tal da maquete em Tordesilhas). Viemos a saber, pela placa da descrição da sua maquete, que teve diversas modificações ao longo dos tempos. O seu estilo é de origem romana, mais tarde esta é reconstruída em estilo gótico respeitando o pórtico e a torre em estilo romano. Desde aí foi diversas vezes restaurada por grandes mestres e no séc. XX esteve em risco de desabamento, ao que foi necessário reconstruí-la quase por completo, resultando um templo neo-gótico.

Dirigimo-nos à próxima igreja (Iglesia de las Angustias) . O nome não é muito chamativo mas o que vimos lá dentro valeu a pena. Junto ao altar encontra-se uma capela duma beleza extraordinária! Não foi possível tirar fotografias, mas... para que serve a internet? hehehe aqui têm uma foto da capela, mas não mostra a sua grandeza, para isso, terão de ir lá espreitar ;)

Em frente à igreja tem um teatro grandioso. Deve ter uma sala de espectáculos divinal!

Seguimos o nosso percurso para a Catedral. Pelo caminho deparamo-nos com uma loja de informática com tripés na montra. "E se comprássemos um tripé? Não parecem caros..." foi um gasto que teríamos de ter mais cedo ou mais tarde. Fez-nos falta em Ciudad Rodrigo, Salamanca e em muitas mais ocasiões da nossa vida. "Agora vai ser uma maravilha à noite! :)".

A Catedral, a comparar com as de outras cidades, desilude um pouco, mas não deixa de ser bonita.

Partimos, então, para o "Plaza Mayor". Prédios do séc. passado embelezam o caminho. Vimos pela 1ª vez um El Corte Ingles no seu país de origem e ficámos desiludidos. Pequeno e muito feio. O de Lisboa é muito mais bonito ;)

Antes de chegar à "Plaza Mayor" vimos a fachada da Iglesia de la Pasión. Digo fachada porque só tem mesmo a fachada. Reconstruíram para outro fim e deixaram a fachada. Sorte a nossa passarmos por ali, pois, podemos ver a exposição sobre objectos projectados por Leonardo Da Vinci. Era mesmo um génio!

A "Plaza Mayor" não foi surpresa porque já imaginávamos o estilo. Com o edifício do "Ayuntamento de Valladolid" ao centro (chegamos à conclusão que ayuntamento será a câmara). É uma praça muito bonita, ainda mais quando o sol/núvens lhes dão uma luminosidade resplandecente.

Depois da praça passamos na Iglesia de Jésus e resolvemos assistir à missa.

Fomos ver a Fonte dos Titãs que nos indicava o GPS ;) (é bom ter tecnologia apropriada por perto) e de seguida vimos o Mercado e o Real Monasterio de San Benito. Este não é muito interessante por fora, mas dentro é poderoso. Paredes altíssimas em pedra com arcadas que as acompanham num conjunto muito assustador, no bom sentido.

Já era quase noite quando decidimos jantar...

Como forma de conclusão, podemos afirmar que gostámos mesmo muito desta cidade e pretendemos visitá-la no futuro. Faltou ver demasiadas coisas que merecem a nossa atenção, mas foi muito agradável este "cheirinho".

valores:

Exposição Leonardo da Vinci - Lira com a forma de caveira dum animal

Plaza Mayor

Plaza Mayor - Ayuntamiento

Plaza Mayor - Efeito do sol e núvens nas janelas de casas com vermelho vivo. muito bonito :)

Plaza de la Rinconada - Fonte dos Titãs

Plaza de la Rinconada - mais uma janela bonita

Real Monasterio de San Benito

Mercado

Real Monasterio de San Benito - Não conseguimos fotos bonitas devido a estar muito escuro e ia começar uma missa :(